Keith Haring

O artista gráfico Keith Haring produziu obras que refletiam, principalmente, a cultura nova iorquina dos anos 80. Seus trabalhos tiveram como base o grafitti, cenas cotidianas e  temas homossexuais/eróticos, devido à sua homossexualidade assumida, derivando-se destes as cores fortes e figuras características.

A Nova York dos anos 80 era um cenário plural tanto artística quanto socialmente, fluindo criatividade em tudo, o que influenciou Keith. Havia o movimento Hip Hop tendo como pano de fundo grafites de Basquiat, o boom da música “discoteque” e uma juventude baseada na busca pelo prazer a qualquer custo, já que a eclosão de uma Terceira Guerra parecia iminente. Disso derivou-se o uso excessivo de drogas e o sexo sem consequência, causando um aumento explosivo nos casos de AIDS  e mortes por overdose, segundo Edward Lucie-Smith.

Neste contexto e baseado nele, Haring criava, chegando a alcançar a marca de 40 desenhos por dia. Suas obras, muitas vezes feitas marginalmente em galerias de metrô ou camisas de transeuntes, renderam-lhe popularidade mesmo entre os policiais, que por vezes prenderam-no mesmo sem entender muito bem o motivo.

Em “Self Portrait with Juan” (1988), estão representados ,em cores vibrantes, dois corpos masculinos nus (o do autor e o do parceiro) com foco nos pênis eretos, evidenciando uma das constantes de sua obra, a homossexualidade.

Ja em “Monkey Puzzle” (1988), desenhos em formato de macaco de cor forte estão encaixados, formando uma gravura maior. A gravura maior remete à imagens presentes em pinturas rupestres aliado ao fato de que os macacos amontoados representam a agitação confusa de new york, o que cria um efeito de oposição de sentidos.

Anúncios

Sobre foradcontexto

Distraída. Tenho pavor de peixe, não gosto de gatos e meu beatle favorito é o John Lennon.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s