Performances Artísticas

Performance nas artes visuais é uma obra da escritora Regina Melim. Neste livro, ela evidencia a arte contemporânea a partir da contextualização histórica de diversas praticas definidas como performance. Tais manifestações atingiram seu apogeu nas vanguardas das décadas de 1960 e 1970, no entanto desde 1920 elas já estavam presentes no cenário artístico.

No livro, seu valor histórico é analisado a partir das diferentes modalidades e denominações que teve no século XX e nos diversos meios e circunstâncias em que é realizada até hoje. Analisando através dos elementos que a compõem, pode ser representada por vídeos, fotografias, desenhos, filmes, instalações, textos, esculturas e pinturas, deixando evidente sua amplitude.

A performance originou-se de três diretrizes diferentes, uma da vontade de romper com o convencionalismo, a de expandir os espaços físicos das quais as obras estavam condicionadas, como museus e galerias, e conseqüentemente, abalar a estrutura do sistema comercial, e a de fundir arte e vida, aproximando-a do cotidiano.

O irônico, é que apesar de criticar a lógica do circuito comercial artístico, os registros dessas performances foram apropriados por este tipo de mercado, atualmente artistas como Joseph Bueys, Cildo Meireles e Hélio Oiticica, que combatiam o sistema encontram-se inseridos nele.

Entretanto, a performance nas artes visuais agrega informações e perspectivas valiosas, pois sua analise rejeita a hierarquização,e de modo quase anárquico, destroi a tradicionalidade da relação entre artista e público , possibilitando uma aproximação de ambos, com inúmeras interpretações e reações inusitadas do espectador.

Exemplos de performances:

Joseph Beuys durante a preformance Como Explicar Desenhos a uma Lebre Morta. Rosto coberto de mel e pó de ouro.

Bandeira Branca, de Nuno Ramos, apresentada na Bienal de São Paulo deste ano.

o Que è Arte? Para Que Serve? Perfoemance de Paulo Bruscky em 1978.Crítica ao circuito formal de arte.

Anúncios

Sobre foradcontexto

Distraída. Tenho pavor de peixe, não gosto de gatos e meu beatle favorito é o John Lennon.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s