Beatles

A década de 60 pode ser resumida em uma palavra, revolução. Nesse período de contestação a juventude se rebelava contra o formalismo da sociedade, que era autoritária e repressora. Essa mudança foi antes de qualquer coisa, uma mudança de costumes, na qual os jovens contestavam tabus morais impostos pelos pais. Conseqüentemente, houve uma revolução cultural, nela a chamada arte modelar cedeu espaço a uma arte contestadora, que tinha como principal público as massas juvenis.

Nessa época um grupo de quatro meninos de Liverpool ganhou espaço e começou a fazer sucesso na Inglaterra. O quarteto formado por Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr compunha musicas que provocavam a histeria no publico juvenil, com seu estilo mod e suas canções “Twist and Shout”, “A Hard Day’s Night” e “Can’t Buy Me Love” os Beatles venderam inúmeros discos na Inglaterra e tornaram-se fenômeno mundial, o qual foi chamado de Beatlemania.

Durante sua carreira os Beatles produziram discos memoráveis, considerados verdadeiras obras primas, como o álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e Revolver, que contem composições cheias de experimentos musicais e letras complexas. Eles influenciam ate hoje inúmeros artistas, e são considerados a maior banda de rock de todos os tempos. Porque, para falar a verdade, quem nunca escutou “Help”, viu a capa de Abbey Road ou ouviu falar em John Lennon, não é mesmo?

Bom, é dificil escolher uma só música dos Beatles para postar aqui, mas eu escolhi “Strawberry Fields Forever” composta por John Lennon e creditada a Lennon-McCartney. A música é do album Magical Mystery Tour, lançado em 1967. A letra fala sobre Strawberry Fields, lugar onde Lennon costumava brincar na infância em Liverpool. A melodia possui acordes produzidos por três violoescelos e quatro trompetes, com um trabalho do engenheiro de som, que teve que fundir duas tomadas diferentes da música, recurso que era quase impossível de ser feito na época.

Anúncios

Sobre foradcontexto

Distraída. Tenho pavor de peixe, não gosto de gatos e meu beatle favorito é o John Lennon.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s