Andy Warhol

A Pop Art foi um movimento artístico que criticava a sociedade consumista em massa. Ela desenvolveu-se entre as décadas de 50 e 60, num período que o mundo passava por revoluções tecnológicas e sócio-culturais. Nesse contexto da Guerra fria, o mundo sofria com o processo de dualidade sociopolítica, o que refletia diretamente no comportamento da sociedade. Devido à crescente afirmação do capitalismo como sistema regente, as pessoas foram afetadas diretamente com o fator chamado consumo, o entretenimento passou a ser uma indústria, com a produção de audiovisual em larga escala, tanto no ramo da musica, como do cinema e também da televisão, que acabara de surgir e tornava-se cada vez mais popular.

Esse foi o placo em que Andy Warhol atuou, criando obras revolucionarias por refletirem a imagem do cotidiano daquele tempo, embutidas de certa ironia e critica social. Ele foi um dos primeiros artistas a retratar em suas telas pintadas imagens comerciais, como a sopa Campbell’s e o sabão Brillo, de comunicações em massa e estrelas do cinema e da musica.

Com o uso da técnica chamada serigrafia era possível que Warhol reproduzisse mecanicamente diversas vezes a mesma tela, criando assim o conceito comercial dessas imagens, que eram feitas praticamente em série dentro de seu estúdio batizado de “Fabrica”, onde ele e mais diversos artistas trabalhavam como operários da arte.

"Factory"

As Polaróides são uma serie de fotografias feitas por Andy Warhol de pessoas famosas, tiradas com uma de uma câmera de mesmo nome, popular na época pela praticidade que proporcionava ao revelar a imagem instantaneamente.

Yoko Ono e John Lennon

 

Truman Capote

O designer, artista plástico e cineasta Andy Warhol revolucionou o conceito de arte e a maneira como ela é feita, ao expor uma relação direta entre arte e capitalismo, abrindo vários expoentes para a produção artística do século XX.

Anúncios

Sobre foradcontexto

Distraída. Tenho pavor de peixe, não gosto de gatos e meu beatle favorito é o John Lennon.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s